Lentes de Contato | OculosWorld

Escolhendo as Lentes de Contato Corretas

choosing the right contact lenses

Diferentes tipos de lentes de contato

Hoje em dia, um cliente que planeja experimentar lentes de contato é confrontado com uma quantidade quase ilimitada de variações para escolher. Não há uma resposta conclusiva sobre qual tipo é melhor, uma vez que isto depende inteiramente do estilo de vida e de preferências pessoais. No entanto, existem algumas tendências a considerar enquanto você toma sua decisão.

Primeiro, é importante saber que todas as lentes de contato só podem ser usadas durante uma quantidade finita de tempo. Quer se trate de um dia, como acontece com todas as lentes de contato de descarte diário, ou mais de um ano, como acontece com algumas lentes RGP (Rigid Gas Permeable), todos os produtos atualmente no mercado têm de ser substituídos dentro de um determinado período de tempo, e com a exceção das diárias, tudo envolve um grau de manutenção e cuidados. Como regra, quanto maior a duração do produto, mais manutenção é necessária.

Em segundo lugar, os materiais utilizados para fazer as lentes de contato são geralmente categorizados como MACIOS e RÍGIDOS (também existem versões híbridas que incorporam as qualidades de ambos). Lentes de contato gelatinosas são, de longe, ss mais comumente usadas. Elas são flexíveis e precisam ser constantemente hidratadas. Elas podem ser facilmente colocadas e removidas e são geralmente consideradas como sendo mais confortáveis do que as lentes de materiais rígidos. Além disso, uma vez que elas não são usadas durante um longo período de tempo, há menos risco de infecção. Lentes de contato de silicone hidrogel fazem parte desta categoria.

Lentes de contato diárias

Como o nome sugere, as lentes de contato de descarte diário só podem ser usadas uma vez, então você não tem o incômodo de ter de limpar e desinfectar as suas lentes, uma vez que você começa um novo dia com um novo par. Lentes diárias também são uma ótima opção se você só usa lentes de contato para determinadas atividades, por exemplo, esportes, ou festas. Uma vez que elas são usadas apenas uma vez, as lentes de contato diárias são consideradas o tipo mais seguro de lentes de contato, uma vez que não existe o risco de acúmulo de bactérias na superfície da lente que pode levar à infecção, como no caso de lentes de uso mais prolongado. No entanto, você tem que tomar cuidado para substituí-las todos os dias.

Lentes de contato mensais

Lentes de contato semanais, quinzenais e mensais também podem ser compostas de materiais macios. Elas podem ser usadas durante todo o dia e devem ser retiradas todas as noites. Elas necessitam ser mantidas em solução para lentes a fim de manter a hidratação e reduzir o risco de infecção. As lentes de contato de uso prolongado são uma invenção relativamente recente, e, como o seu nome sugere, eles podem ser usadas por um período de tempo prolongado, mesmo durante a noite. Esta inovação é possível graças à tecnologia de silicone hidrogel, o que permite um aumento da permeabilidade da córnea, reduzindo assim os riscos de saúde que normalmente ocorreram como resultado de usar lentes de contato por mais tempo do que o período de tempo prescrito.

Lentes de contato rígidas

Lentes de contato rígidas são uma especialidade, usadas por pessoas com problemas mais complexos de visão: astigmatismo, córneas irregulares e assim por diante. Eles são mais difíceis de usar e podem causar desconforto, mas lentes rígidas são muito mais duráveis: elas podem durar anos se forem tomados os cuidados necessários corretamente. Então, quando você escolher suas lentes de contato, você tem que decidir entre o conforto e conveniência oferecida por lentes macias ou a durabilidade e longevidade das lentes de contato rígidas.