Óculos de Grau | OculosWorld

Como os óculos de grau funcionam?

Os óculos de grau são uma necessidade diária para mais de 60% da nossa população. A história desses objetos aparentemente simples é confusa e alguns dizem que os primeiros pares de óculos foram criados no século 13 na Itália. Outros dizem que um frade inglês os projetou. No entanto, os óculos de grau são um elemento diário necessário que percorreu um longo caminho em designs, tendências e conforto. Mas o que são óculos de grau e o que eles fazem para corrigir a nossa visão?

 

Como os óculos corrigem a visão?

Os óculos de grau funcionam refratando a luz à medida que ela entra nos seus olhos e isso permite que eles focalizem a luz no ponto correto da sua retina. A retina é uma camada de células na parte posterior do olho que reage à luz. Essa reação é enviada ao cérebro, que converte as ações das células em imagens. Simplificando, os óculos funcionam refratando a luz através das lentes curvas e, com a prescrição certa, a manipulam para alcançar o ponto correto na retina. O resultado é uma imagem clara e nítida.

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Quais tipos de óculos existem?

Claro, nem todos têm os mesmos problemas de visão e dependendo da sua prescrição, você precisa de lentes adaptadas às suas necessidades específicas. As imagens que você vê não focam no lugar certo da retina quando você tem miopia ou hipermetropia. A miopia faz com que a imagem se concentre na frente da retina, enquanto a hipermetropia faz com que a imagem se concentre atrás da retina.

 

Outros problemas, como o astigmatismo, ocorrem quando a córnea tem um formato desigual, que refrata a luz em diferentes direções. Outro problema comum é a presbiopia, que é a perda gradual da capacidade do olho de focalizar em objetos próximos. Ao fazer um exame oftalmológico, você saberá exatamente qual tipo de óculos você precisa para se adequar à sua prescrição. Mas como os óculos diferem uns dos outros para corrigir a visão?

 

Como funcionam as lentes com prisma?

Se você sofre de visão dupla, as lentes com prisma ajudam a alinhar seus olhos, permitindo que você veja apenas uma imagem nítida. O prisma nas suas lentes refrata a luz antes que ela atinja seu olho, ela é então desviada para o local correto na retina de cada olho. Na verdade, seu cérebro combina as duas imagens para formar uma imagem única e distinta.

 

Como as lentes progressivas funcionam?

Três prescrições são combinadas em um par de óculos com lentes progressivas, que ajudam com a presbiopia. Você pode realizar atividades de perto (como ler um livro), à meia distância (como navegar em um site no computador) e à distância (como dirigir) sem trocar de óculos. Para focar nas diferentes seções da lente, basta ajustar a posição da sua cabeça.

 

As lentes com prisma e as lentes progressivas não são o único tipo de óculos de grau. Se você quiser saber mais sobre como os óculos funcionam e as diferentes lentes de prescrição oferecidas, confira o nosso Centro Óptico. Os tipos de óculos podem ser um tópico complexo, e entender a ciência exata pode exigir muita leitura, mas a esta altura, você já deve conhecer o básico de como os óculos funcionam e se sentir mais confiante na hora de comprar seu próximo par.

 

Para todas as suas necessidades de óculos de grau, compre da nossa gama de óculos de grife e acessíveis. Se houver qualquer dúvida que você ainda possa ter, nossas oculistas estão prontas e disponíveis para te ajudar em apenas alguns cliques.