Óculos de Grau | OculosWorld

Como Cuidar das suas Lentes Transitions

O que são lentes de fotocrômicas ou lentes transitions?

As lentes fotocrômicas / lentes transitions (ou fotocromáticas) são um certo tipo de lente que reage a diferentes níveis de luz ultravioleta. Você também pode estar familiarizado com essa tecnologia com outro nome: lentes Transitions. Elas são essencialmente óculos de sol e óculos de grau em um só.

É hora de mergulhar um pouco na história. As primeiras versões de lentes fotocromáticas usavam certos compostos (ou seja, cloreto de prata ou haleto de prata) que escureciam com a exposição à luz ultravioleta. Hoje em dia, as lentes fotocromáticas usam corantes fotocrômicos patenteados que foram processados ​​quimicamente para escurecer as lentes quando expostas à luz ultravioleta.

Quando expostas à luz forte em um dia ensolarado, as moléculas nas lentes reagem e escurecem em até 35 segundos após a exposição - oferecendo proteção contra intensa radiação solar. Conforme os níveis de luz diminuem, essas moléculas voltam ao seu estado original e se tornam transparentes novamente. À noite ou em ambientes internos, quando há ausência de luz ultravioleta de alta intensidade, as lentes parecem transparentes.

Como funcionam as lentes de transição?

As lentes fotocromáticas contêm moléculas especiais (normalmente compostos entre elementos de prata e halogênio) que mudam de forma e absorvem luz quando expostas aos raios ultravioletas. Essa reação faz com que as lentes escureçam à luz do sol. Quando afastado da luz ultravioleta, o processo se reverte, fazendo com que as lentes fiquem gradualmente mais transparentes.

As lentes normalmente levam cerca de 15 minutos para escurecer completamente, embora algumas mudanças sejam vistas logo no primeiro minuto. As lentes fotocromáticas reagem quando em contato direto com a luz ultravioleta e oferecem uma ótima alternativa para alternar entre óculos de grau e óculos de sol com grau. Em condições mais claras, essas lentes adaptativas fotocrômicas escurecem e, à medida que as condições ficam mais escuras, as lentes ficam transparentes mais uma vez.

Quem precisa de lentes de transição?

As lentes fotocromáticas reagem apenas quando expostas diretamente à luz ultravioleta. Isso significa que em um escritório ou ambiente doméstico, eles permanecerão transparentes. Então, se você costuma se mover de dentro para fora, esses óculos vão garantir que você não precise carregar vários pares de óculos. As lentes fotocromáticas ajudam a ver objetos de diferentes tamanhos, contrastes e, o mais importante, ajudam no brilho. No geral, os usuários de lentes fotossensíveis tendem a ver melhor em uma gama maior de condições de luz.

As lentes fotocromáticas podem ser usadas por pessoas com diversos problemas de visão. Elas estão disponíveis em uma variedade de designs e materiais, desde versões padrão e de alto índice até materiais mais robustos e resistentes a impactos. Outra grande característica das lentes fotocromáticas é que elas podem ser usadas tanto para lentes monofocais quanto para lentes progressivas.

Recomendamos lentes fotocromáticas para qualquer pessoa cuja visão esteja em risco quando exposta à luz e aos raios ultravioletas. Isso pode incluir pessoas com condições médicas específicas, como catarata e diabetes, que afetam a visão noturna e a sensibilidade ao contraste. Também é importante notar que alguns medicamentos são conhecidos por levar à sensibilidade à luz brilhante e à luz solar - portanto, sugerimos fortemente o uso de lentes fotocrômicas para estes pacientes, bem como para aqueles que recentemente se submeteram a cirurgia nos olhos.

As crianças também podem usar lentes fotocromáticas, pois passam muito tempo ao ar livre e são expostas aos raios ultravioletas solares com mais frequência. As lentes cristalinas em seus olhos ainda não se desenvolveram totalmente. Elas podem permitir que a luz ultravioleta penetre, potencialmente causando danos nesta idade de formação.

 

 

 

Óculos de sol fotocrômicos

Os óculos de sol fotocrômicos são óculos de sol normais equipados com lentes fotocromáticas. Suas lentes se comportam da mesma maneira - ou seja, tornam-se transparentes em ambientes internos e escuros em ambientes externos. Algumas lentes de óculos de sol fotocrômicas, no entanto, vêm com lentes coloridas como uma "base" e tornam-se gradualmente mais escuras. Normalmente, são usadas apenas para uso externo.

É muito importante observar que algumas lentes fotocromáticas podem não ser adequadas para dirigir. Isso ocorre porque os para-brisas dos carros são revestidos com uma camada de bloqueio de raios UV, que pode impedir que suas lentes fotossensíveis se ajustem às condições de luz dentro do carro.

Você pode explorar alguns de nossos modelos fotocrômicos mais vendidos, incluindo Oakley RadarLock Path, Ray-Ban RB3447 Round Metal e Serengeti Sestriere Polarized.

Lentes fotocromáticas vs lentes transitions

As lentes fotocrômicas são o termo comercial para lentes fotocrômicas. Esta é a única diferença entre lentes fotocrômicas e lentes de transição. O termo 'Lentes Transitions®' refere-se apenas a lentes fotocrômicas fabricadas pela Essilor. Qualquer outra marca de lentes fotocrômicas fabricadas pela HKO, Hoya ou ZEISS, por exemplo, funcionará exatamente da mesma maneira.

Benefícios das lentes transitions / lentes fotocromáticas

- Elas são econômicas: com um par de lentes fotocrômicas, você economiza o custo da compra de um par de óculos de grau e óculos de sol com grau, pois elas têm a funcionalidade de seus óculos de grau e a proteção do sol, em um só par.

- Conveniência: não é apenas econômica, mas também conveniente, pois suas lentes de fotocrômicas funcionam sozinhas quando você está é exposto a diferentes intensidades de luz e não precisa alternar entre seus óculos de grau e óculos de sol o tempo todo.

- Menos risco de perder seus óculos: com a conveniência de ter um par de óculos para qualquer momento, você tem menor probabilidade de perder seus óculos, pois provavelmente está sempre usando eles.

- Flexibilidade. As lentes fotocrômicas são altamente flexíveis e ajudam a reduzir a fadiga ocular, o brilho e a tensão devido às variações constantes de luz.

- Proteção contra os raios ultravioleta: as lentes fotocrômicas não são apenas coloridas, mas também te protegem dos raios ultravioletas nocivos do sol, ajudando você a manter a saúde dos seus olhos.

- Escolha: Na OculosWorld, você pode encontrar uma grande variedade de designs de óculos fotocrômicos à sua escolha – armações de óculos de sol aviador, borboleta, gatinho, ovais, grandes, piloto, retangulares, redondas, quadradas, wayfarer, modelo asiático, armações de aro completo, meio aro, sem aro e muito mais. Não importa o seu orçamento ou estilo, você pode encontrar o que adora na OculosWorld.

Pontos negativos das lentes fotocromáticas

- Os pára-brisas dos carros vêm integrados com películas antirreflexo que bloqueiam a maior parte da luz ultravioleta que entra no veículo. Isso anula os efeitos das lentes fotocrômicas, pois elas registram este ambiente como “não iluminado” quando, na realidade, a luz solar direta pode ser muito intensa. Isso pode não ser seguro para o usuário, mesmo que ele não seja legalmente obrigado a usar lentes de grau enquanto dirige.

- As lentes fotocrômicas não podem ser polarizadas. Consequentemente, elas podem não ser capazes de refletir brilhos muito intensos. Se você prevê que estará constantemente ao ar livre em um ambiente de alto brilho, recomendamos óculos de sol polarizados.

Etapas para limpar e cuidar de suas lentes fotocromáticas

Usamos nossos óculos o dia todo, todos os dias, não importa aonde vamos. É fundamental que as lentes estejam o mais limpas possível para evitar manchas, marcas e poeira. Veja como você pode limpar suas lentes fotocrômicas para manter sua eficácia.

- Comece molhando suas lentes com água morna. Partículas como poeira e sujeira grudam nas lentes e isso significa que há uma grande chance de que, se você as limpar a seco, você pode movê-las e até mesmo criar micro arranhões nas suas lentes, diminuindo assim a vida útil delas. Evite usar produtos de limpeza químicos domésticos com amônia em suas lentes, pois eles podem degradar esse tipo de revestimento.

- Limpe suavemente os óculos com um pano de microfibra de boa qualidade. Toques suaves são tudo de que você precisa. Evite toalhas de papel, lenços de papel, guardanapos ou sua roupa. Embora possam parecer macios, suas superfícies texturizadas podem arranhar suas lentes, deteriorando seu revestimento. Todos os óculos da OculosWorld vêm com panos ópticos especificamente para essa finalidade.

- Depois que as lentes fotocromáticas estiverem secas, aplique uma pequena gota de sabão neutro na ponta dos dedos. Molhe as lentes novamente, usando a ponta do dedo para espalhar e eliminar qualquer óleo e manchas de dedo que possam ter ficado.

- Seque as lentes novamente.

Você pode esperar que as lentes fotocrômicas durem tanto quanto lentes de grau comum, se não mais. As lentes fotocromáticas são eficazes por pelo menos 3 anos (ou mais, se bem cuidadas). Depois desse ponto, você pode notar que leva mais tempo para que as lentes mudem do modo escurecido para o claro ou vice-versa.

Não há como não amar as lentes fotocrômicas! Além de corrigir sua visão, você obtém proteção UV automática. Dê o próximo passo e selecione as lentes fotocrômicas na finalização da compra para transformar seus óculos de grife favoritos em óculos de sol fotocrômicos de proteção!

Dica útil: uma tonalidade amarelada nas bordas das lentes pode ser um sinal de que as lentes de fotocrômicas estão gastas.