Óculos de Grau | OculosWorld

Lente policarbonato ou Trivex - qual é a certa para mim?  

Quando se trata de segurança ocular, a lente policarbonato e Trivex devem ser as primeiras opções a serem consideradas. Não apenas são mais finos e leves do que outros materiais de lente, mas são 10 vezes mais resistentes a impactos do que as lentes de plástico ou vidro comuns. Eles também fornecem 100% de proteção contra os raios ultravioleta.

Essas características são especialmente importantes quando você está pensando em comprar óculos para esportes ou infantis, mas relevantes para todas as lentes de óculos. A lente policarbonato e Trivex são ambas opções seguras e convenientes, mas diferem em algumas áreas, oferecendo uma experiência óptica ligeiramente variada. Continue lendo para ter mais informações sobre o tipo de lente certo para você.

Lentes de policarbonato vs lentes Trivex

O que são lentes de policarbonato?

O policarbonato é um tipo específico de plástico inventado em 1953 pelo Dr. Hermann Schnell da Bayer e pelo Dr. Daniel Fox da General Electric. As lentes de policarbonato são através de moldagem por injeção. Embora mais caras do que as lentes de plástico tradicionais, as lentes de policarbonato são mais duráveis, mais leves e oferecem melhor clareza de visão. Eles também oferecem proteção UV garantida. Em comparação com as lentes Trivex, elas também são mais econômicas.

As primeiras lentes de policarbonato foram introduzidas pela vez na década de 1970 para uso em programas e atividades aeroespaciais. O material foi usado para visores de capacete de astronautas, bem como para-brisas de ônibus espaciais; provando sem sombra de dúvida a durabilidade do material.

Desde sua introdução no mercado de óculos comerciais na década de 1980, as lentes de policarbonato se tornaram o padrão para todos os óculos infantis e esportivos, bem como óculos de segurança comerciais. Por causa de sua durabilidade para resistência, as lentes de policarbonato também são mais comumente usadas em armações de óculos sem aro ou sem aro. As lentes de policarbonato são comumente usadas para lentes polarizadas, lentes fotocromáticas (também conhecidas como lentes transitions) e lentes de óculos de sol.

Vantagens da lente de policarbonato

Resistência excepcional ao impacto. As lentes de policarbonato são difíceis de quebrar ou rachar e 10 vezes mais resistentes a impactos do que as lentes de plástico ou vidro. Altamente resiliente. Devido à sua extrema resistência e durabilidade, essas lentes são ideais para crianças. A grande resistência ao impacto as torna perfeitas para crianças, atletas e até mesmo indivíduos quetrabalham em ambientes perigosos.

Proteção UV. 

A luz ultravioleta é a principal causa de doenças oculares como degeneração macular, catarata e até câncer de pele na área das pálpebras. O policarbonato bloqueia 100% dos raios ultravioleta, oferecendo a maneira mais conveniente de proteger os olhos contra esses danos de longo prazo.

Fino e leve. 

O policarbonato é cerca de 20-25% mais fino do que as lentes de plástico e vidro. Por causa desta natureza, é recomendado para aqueles com prescrições mais altas e também é fácil para as crianças adquirirem o hábito de usar seus óculos regularmente. As lentes de policarbonato não são muito resistentes a arranhões. No entanto, quando um revestimento anti-abrasão é adicionado, a extensão da resistência ao impacto diminui. Essas lentes são difíceis de serem coloridas.

Lentes Trivex

O que são lentes Trivex?

Assim como acontece com o policarbonato, o material Trivex foi desenvolvido para usos alternativos em óculos. Originalmente usado pelos militares para pára-brisas de jatos de combate e outras aplicações militares, o Trivex é um dos materiais mais duráveis ​​do mercado. Como as lentes Trivex são feitas de um material muito semelhante às lentes de policarbonato, elas funcionam da mesma maneira em termos de peso, índice de durabilidade e proteção UV.

A principal diferença que diferencia os dois materiais, no entanto, uma vez que fornecem uma experiência de óculos ideal, é que as lentes Trivex têm um valor Abbe mais alto. Isso ocorre porque eles são compostos de um monômero à base de uretano, que refrata menos luz. Materiais com um valor Abbe mais alto fornecem clareza visual mais clara e nítida.

O que isso significa em termos reais é; quando as lentes são feitas de materiais com um valor Abbe inferior, podem ocorrer certas aberrações, dependendo das condições. Ou seja, O usuário pode notar círculos ou arco-íris difusos ao redor de luzes. Por causa de seu alto valor Abbe, as lentes Trivex podem oferecer uma experiência óptica melhor do que as lentes de policarbonato. Esse é especialmente o caso para aqueles com prescrições mais altas, pois a gravidade das aberrações tende a aumentar com prescrições mais fortes.

Escolhendo as armações certas para suas lentes É recomendável que você escolha suas armações e lentes de óculos com base no que você precisa para eles. Quanto mais informações você tiver, melhor será sua escolha.

Lentes Trivex vs lentes de policarbonato 

Aqui está uma comparação fácil de entender entre as lentes trivex e policarbonato para ajudar na sua decisão:

Espessura da lente

O índice de refração de um material é um número que mede o quão bem o material refrata e dobra a luz, o que depende de quão rápido a luz viaja através do material. Quanto maior o índice de refração de um material, mais lentamente a luz se move através dele, o que resulta em uma maior curvatura (refração) dos raios de luz. O índice de refração das lentes de policarbonato é 1,58, em comparação com a Trivex, que é 1,53. Isso torna as lentes de policarbonato mais finas do que as lentes Trivex em cerca de 10%.

 

 Durabilidade e resistência ao impacto

As lentes de policarbonato e Trivex são duráveis ​​e leves, tornando-as excelentes opções para todos os óculos infantis, bem como para esportes e óculos de segurança. As lentes não podem ser consideradas isoladamente, pois todas as lentes devem ser colocadas dentro de armações adequadas. Usar armações de óculos regulares durante esportes físicos ou atividades ao ar livre não é recomendado porque as próprias armações podem quebrar ou cair facilmente de seu rosto. Levando isso em consideração, você precisa decidir se as lentes de policarbonato ou Trivex são as mais adequadas para as armações que você tem ou deseja comprar.

 

Peso 

Embora as lentes de policarbonato usem menos materiais, elas são mais pesadas do que as lentes Trivex em cerca de 10%.

 

Proteção UV

A lente de policarbonato e Trivex bloqueiam os raios UV prejudiciais sem a necessidade de revestimentos de lente de filtragem de raios UV específicos.  Clareza na Visão Conforme mencionado, as lentes Trivex oferecem uma experiência óptica superior às lentes de policarbonato por causa de seu alto valor Abbe. Assim como o revestimento anti-reflexo / antirreflexo, ajudam a otimizar a  clareza visual.

Em situações onde a clareza é fundamental, você pode querer investir em lentes Trivex por seu valor Abbe mais alto e, portanto, maior clareza visual. Além disso, se você tiver uma prescrição mais forte do que a média, pode querer investir em lentes Trivex para evitar anormalidades irritantes em sua visão diária, como círculos de luz ou visão periférica distorcida.

 

Como limpar lente de policarbonato

É difícil se concentrar em qualquer tarefa se as lentes de seus óculos estiverem com manchas ou marcas. A limpeza dos óculos não só garante uma visão clara, mas também mantém as infecções causadas por bactérias sob controle. Siga estes passos para limpar e higienizar seus óculos. Comece molhando suas lentes com água morna. Partículas como poeira e sujeira grudam nas lentes. Isso significa que há uma grande chance de que, se você limpá-los a seco, possa movê-los e até mesmo criar micro-arranhões nas lentes. Evite usar produtos de limpeza domésticos que contenham amônia e álcool em suas lentes, pois eles podem degradar suas lentes. Depois de enxaguar as lentes, sacuda suavemente todas as gotas superficiais das lentes.

Em seguida, limpe suavemente os óculos com um pano óptico de microfibra de boa qualidade. Toques suaves são tudo de que você precisa. Evite toalhas de papel, lenços de papel ou guardanapos. Embora pareçam suaves, suas superfícies texturizadas podem arranhar suas lentes, deteriorando sua vida útil. Além disso, evite limpar com as pontas da camisa. Todos os óculos da SmartBuyGlasses são entregues com panos ópticos para essa finalidade.

Depois que as lentes estiverem secas, aplique uma gota de sabão de lavar louça nas pontas dos dedos. Molhe as lentes novamente, usando a ponta do dedo para espalhar e eliminar qualquer óleo e manchas de dedo que possam ter ficado.

Limpe suavemente os óculos como na etapa 2.

 

Esfregue um pano desinfetante ao longo da estrutura para matar os germes nas têmporas e nas peças do nariz.

Para obter mais informações, fale com nossos especialistas em ótica ou confira nossas Lentes Arise Clarity HD para uma ótima opção para óculos com prescrição. As lentes oferecem clareza, conforto e durabilidade imbatíveis para qualquer situação.

 Se tiver mais perguntas, não hesite em perguntarao nosso óptico! Descubra tudo sobre nossa ótica online Caitlyn aqui.