• FRETE GRÁTIS
    • - OculosWorld - Adquira os melhor produto custo-benefício entre em qualquer região do Brasil.
    • - Frete Internacional & Doméstico GRÁTIS*
    • - Serviço Seguro com Empresas de Entrega Líderes
    • - Rastreamento do Pedido Online
    • Mais Informação >
  • 100 DIAS DE DEVOLUÇÃO
    • - Devoluções Fáceis, Sem-Complicações dentro de 100 Dias
    • - 2 Anos de Garantia em TODAS os Óculos de Sol e Óculos de Grau
    • - 2 Anos de Garantia em TODAS as Lentes de Grau
    • - 3 Meses de Garantia para TODAS as Lentes de contato
    • Mais Informação >
  • MELHOR PREÇO GARANTIDO
  • LENTES GRÁTIS
    • Oferecemos gratuitamente lentes de índice básico 1.5 para todos os óculos de grau. Oferecemos também oportunidades de atualização e adição de recursos durante a finalização da compra. Tornamos as compras online dos seus óculos simples, eficientes e seguras.
Saúde Visual | OculosWorld

O que é astigmatismo e eu tenho?

Quando a vida ficar confusa, ajuste sua visão. Você já se perguntou por que sua visão está embaçada ou distorcida? Você também sente fadiga ocular ou dores de cabeça com essa visão desfocada? Esses podem ser os primeiros sinais de astigmatismo. Continue lendo para descobrir o que é astigmatismo e quais são as principais causas.

Nem sempre é tão evidente que você tenha astigmatismo pois ele pode ser apenas muito leve, mas aqui neste artigo, você encontrará dicas úteis sobre como descobrir por si mesmo e as melhores maneiras de ajudar a corrigir sua visão turva.

O que é astigmatismo e como ele afeta a visão?

Se sua lente e córnea não estiverem igualmente curvas quando a luz entra no olho, ela não será refratada corretamente e os especialistas irão se referir a isso como um erro de refração. O astigmatismo é um erro refrativo comum do olho, semelhante à hipermetropia e à miopia, que pode ser facilmente corrigido. Não é um problema de saúde ocular, então não se preocupe.

O astigmatismo é uma condição ocular em que a córnea não é perfeitamente redonda, por isso não consegue focar a luz de maneira uniforme na retina, localizada na parte posterior do olho. As córneas normais têm o formato de uma bola de tênis, mas se você tiver astigmatismo, terá uma córnea mais em forma de bola de rúgbi.

A retina converte a luz que vemos em mensagens que são enviadas através do nervo óptico para o cérebro. No entanto, se você sofre de astigmatismo, sua visão ficará levemente embaçada ou distorcida em todas as distâncias devido ao erro de refração.

 

A extensão do astigmatismo afetará o quanto sua visão ficará embassada e alguns casos podem ser mais graves do que outros. Outros sintomas, junto com a visão turva e distorcida, também podem incluir dores de cabeça, fadiga ocular e dificuldade de enxergar à noite.

Se você, como adulto, começar a ter visão turva, deve fazer um exame oftalmológico para verificar se você tem astigmatismo ou outras deficiências visuais. No entanto, é recomendável que você faça um check-up oftalmológico regular pelo menos a cada 2 anos, ou com mais frequência se tiver um problema ocular existente.

Para as crianças, fazer testes regulares aos olhos é melhor para ajudar a detectar quaisquer sinais precoces de astigmatismo, pois algumas crianças mais novas podem não estar inicialmente cientes do problema visual.

 

 

 

 

O que causa o astigmatismo?

A principal causa do astigmatismo é a irregularidade do cristalino ou a curvatura do olho. Em alguns casos, as pessoas nascem com astigmatismo, mas o por que disso é um mistério até mesmo para os especialistas. Ele também pode ser causado devido à genética e que pode estar presente desde o nascimento, porém, só se desenvolveu depois de anos. Outras causas de astigmatismo podem ser induzidas após uma cirurgia ocular, uma lesão ou causada por uma doença ocular.

Normalmente, o astigmatismo pode se desenvolver junto com outras deficiências visuais, como hipermetropia e miopia. Também existe uma condição rara chamada ceratocone, quando a córnea tende a ter mais formato de cone do que formato de cúpula. Essa condição também pode causar astigmatismo e os especialistas acreditam que muitos podem ter isso desde o nascimento, mas novamente, não têm certeza de como explicar esse fenômeno.

Um aspecto que foi identificado é que bebês que nascem antes da data de prevista são mais propensos a desenvolver astigmatismo em comparação com aqueles que nascem mais perto da data estimada para o nascimento.

As condições de astigmatismo geralmente se desenvolvem cedo na vida, então as crianças devem fazer um teste de astigmatismo cedo para detectar se há algum sintoma.

Certas grupos demográficos têm maior probabilidade de apresentar sintomas de astigmatismo, como por exemplo, as populações asiáticas e hispânicas estão entre as mais prováveis.

 

Diferentes tipos de astigmatismo

Existem 2 tipos principais de Astigmatismo:

1. Astigmatismo da córnea. Este é o mais comum e é causado por uma córnea em formato .

2. Astigmatismo lenticular. Semelhante ao anterior, mas afeta o cristalino do olho. Algumas pessoas podem ter uma córnea bem formada, mas ainda assim, têm astigmatismo lenticular.

No entanto, com base nos diferentes erros de refração, existem outros tipos de astigmatismo:

1. Astigmatismo miópico: miopia combinada com astigmatismo ocorre quando ambas as curvas são fixadas na frente da retina.

2. Astigmatismo hiperópico: hipermetropia e astigmatismo no olho, onde ambas as curvas são fixadas atrás da retina.

3. Astigmatismo Misto: Isso acontece quando as curvas são próximas e hipermetropes.

O astigmatismo também pode ser identificado como regular ou irregular. Astigmatismo regular é quando as curvas estão em 90 graus, portanto perpendiculares. Em vez disso, o astigmatismo irregular não tem curvas a 90 graus, um exemplo disso pode ser a ceratocone.

 

 

Posso fazer um teste de astigmatismo?

Uma maneira de verificar o astigmatismo é ir ao seu oftalmologista local para fazer um exame de vista. O oculista pode identificar se você tem ou não astigmatismo e que tipo de correção você pode precisar.

Existem 3 tipos de testes que um oftalmologista pode realizar para verificar o astigmatismo:

1. Refração: Quando, durante um exame oftalmológico, você olha para  um gráfico que ajuda a determinar se você tem erros de refração, como astigmatismo. Este teste específico ajuda a ver como seus olhos conseguem desviar a luz.

2. Ceratometria: Este exame ajudará a medir a curvatura da córnea e ver quanto astigmatismo você tem. Um teste útil se você quiser usar lentes de contato.

3. Topografia de córnea: pode fornecer um mapa detalhado e uma medição da córnea e pode ajudar a detectar astigmatismo irregular.

No entanto, você também pode fazer um autoteste online e verificar se há sinais de astigmatismo.

Existem 2 maneiras fáceis de fazer isso e esses são testes básicos de astigmatismo que podem ser feitos no conforto da sua casa. Eles podem ajudá-lo a decidir se você precisa consultar um oftalmologista para obter uma avaliação mais detalhada das suas necessidades visuais. Se você já usa óculos ou lentes de contato, pode fazer esses testes enquanto usa qualquer um deles.

O teste de Linhas

 

 


 

 

1.  Posicione-se entre meio metro a 3 metros de distância da tela

2. Comece fechando um olho e olhando atentamente para as linhas

3. Repita isso com os dois olhos

Se as linhas parecem ter a mesma cor e espessura, provavelmente você não tem astigmatismo. No entanto, se houver diferenças, é provável que sua visão esteja turva e você possa ter astigmatismo e deve consultar seu oftalmologista o mais rápido possível.

Teste de Dial

 

 

 

 

 

1. Posicione-se entre meio metro a 3 metros de distância da tela

2. Comece fechando um olho e olhando atentamente para as linhas.

3. Repita isso com os dois olhos.

Se as linhas aparecem igualmente escuras, provavelmente você não tem astigmatismo. No entanto, se uma ou mais linhas parecerem mais escuras do que as outras, você pode ter astigmatismo e deve consultar seu oftalmologista o mais rápido possível.

.

Como corrigir o astigmatismo?

Para quase todos os tipos de astigmatismo, óculos e lentes de contato podem ajudar a corrigir sua visão turva ou distorcida. Caso o seu astigmatismo seja muito leve, você pode não precisar de óculos ou lentes de contato.

Existe também uma cirurgia para ajudar a corrigir o astigmatismo, conhecida como cirurgia refrativa. Esse tipo de operação ajuda a remodelar sua córnea e é permanente. Outras cirurgias comuns são:

  • LASIK. A cirurgia ocular a laser também pode ser usada para ajudar a corrigir a miopia ou hipermetropia

  • PRK. A ceratectomia fotorrefrativa é outra correção da visão feita a laser

  •  RK. A ceratotomia radial é um procedimento que também ajuda a corrigir a miopia

Em qualquer caso, você deve consultar um oftalmologista antes de tomar qualquer decisão sobre o tipo de correção que pode ser necessária para o astigmatismo.

 

 

 

Óculos e lentes de contato para astigmatismo

 

Óculos

Como sabemos, existem vários tipos de materiais para lentes que podem ser usados para ajudar  corrigir deficiências visuais. Alguns dos materiais mais usados para lentes são:

  •  Policarbonato

  •  Alto índice

  •  Trivex

  •  Plástico (padrão)

 

O tipo de material da lente dependerá do grau do astigmatismo e, geralmente, quanto mais alto, mais finas devem ser  as lentes, como as de alto índice. As lentes de alto índice são mais caras, mas são leves e oferecem alta clareza visual.

Se você tem astigmatismo moderado e sua prescrição é inferior a 1.00, as lentes de plástico podem ser uma boa escolha e também são mais acessíveis do que outros materiais. Para astigmatismo moderado ou com grau alto, você pode considerar investir um pouco mais em lentes de policarbonato, Trivex ou até mesmo em lentes de alto índice.

Os revestimentos de lentes também são importantes a se considerar ao comprar um par de óculos para astigmatismo. Você precisa ter certeza de que tem a melhor proteção para seus olhos e óculos. Os revestimentos anti-reflexos são ótimos para eliminar o brilho e as distrações

causadas por reflexos. Os revestimentos anti-riscos ajudam a prevenir grandes danos às lentes e ajudam a mantê-las com o aspecto mais novo possível.

Você pratica esportes e tem medo de que seu astigmatismo te atrapalhe? Mesmo que você seja uma pessoa ativa,  vai encontrar os óculos esportivos corretos que podem ajudar a corrigir o astigmatismo. Normalmente, sua prescrição também indicará o grau do seu astigmatismo, então tudo que você terá de fazer é escolher o par certo de óculos esportivos. As armações

envolventes, por exemplo, são ideais se você gosta de esportes e deseja proteção total para os olhos e visibilidade. Essas armações também podem ser combinadas com vários tipos de lentes.

 

Lentes de Contato

Existem vários usos para as lentes de contato, quer você as use ocasionalmente, diariamente ou mensalmente. Os tipos de lentes de contato que você pode usar para ajudar a corrigir o astigmatismo são:

Lentes de contato gelatinosas, que podem ser usadas se você tiver astigmatismo leve. Conhecida pelo material macio e flexível que pode ser dividido em lentes descartáveis ​​diárias, descartáveis ​​semanais / mensais e uso prolongado. Para este tipo, você receberia lentes de contato Toric para ajudar a corrigir seu astigmatismo

 

• Lenes de contato rígidas também podem ser usadas ​​para ajudar a corrigir o astigmatismo. Os tipos de lentes de contato rígidas usadas ​​são chamadas de RGP (lentes de contato gás-permeáveis) e, inicialmente, não são tão confortáveis ​​quanto os lentes de contato flexíveis. Muitos acham que as lentes de contato RGP permitem uma visão mais clara e são boas para corrigir o astigmatismo irregular como a ceratocone.

 

• Existem também lentes de contato híbridas que você pode usar para corrigir o astigmatismo que têm um centro rígido (RGP) e bordas mais suaves. Comparadas as lentes de contato RGP, as híbridas permitem uma visão mais clara, mas também são um pouco mais caras e geralmente feitas sob medida para você.

 

 

Conclusão

Ah, os olhos! O que fazemos para tomar cuidado extra com eles inclui encontrar a melhor correção para erros de refração e a visão embaçada.

Então, o que é astigmatismo? Essencialmente, seus olhos parecem mais um ovo do que uma bola redonda. Essa forma oval é o que causa visão embaçada e distorcida. Se você começar a ter uma visão assim, junto com fadiga ocular e dores de cabeça, estes podem ser um dos  primeiros sinais de astigmatismo.

Embora o astigmatismo não seja um  problema sério a saúde ocular, você deve consultar um oftalmologista ou fazer um autoteste para identificá-lo rapidamente. Não há realmente nenhuma maneira de prevenir o astigmatismo, mas existem várias maneiras de ajudar a corrigi-lo.

Com a OculosWorld, fique tranquilo pois você encontrará a melhor correção para seu astigmatismo com um par de óculos de grau ou lentes de contato. Se você estiver interessado em aprender mais sobre astigmatismo, dê uma olhada em nosso Centro Óptico.

Vamos tornar a vida menos embaçada, deixe sua curtida e espalhe estas informações no Twitter e no Facebook!

este artigo foi útil? obrigado por compartilhar sua opinião!

Registro grátis para membro exclusivo

Register
OR
Sign in with Facebook

Exclusive Features

  • Order Tracking
  • Easy Re-Order
  • Saved Prescriptions
  • Express Checkout
  • Exclusive Discounts and Sales
By joining OculosWorld you agree to the Terms & Conditions

Registro grátis para membro exclusivo

What is your gender?

When is your Birthday?

Registro grátis para membro exclusivo

What is your gender?

When is your Birthday?

Subscribe to our Newsletter
By joining OculosWorld you agree to the Terms & Conditions

Obrigado

Está tudo pronto!
Acesso Membros

Esqueci minha senha

Por favor insira seu e-mail abaixo. Nós enviaremos um link para você redefinir a sua senha.
Enviar E-Mail

Having trouble?

Não hesite em nos contatar

Esqueci minha senha

We've sent an email with instructions on how to reset your password.

If you don't receive instructions within a few minutes, check your email's spam and junk filters.

Having trouble?

Não hesite em nos contatar

Reset Password

Password must be at least 8 characters.
Save and Sign In

Having trouble?

Não hesite em nos contatar

BUSCADOR DE ESTILOS

Receba recomendações personalizadas com o nosso buscador de estilos e encontre o par perfeito para você.

Você é…

Mulher

Homem