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Como reconhecer e prevenir a fadiga ocular digital

No mundo de hoje, nossas vidas giram em torno de telas digitais e passamos horas por dia olhando para elas. Seja trabalhando online, estudando, assistindo TV ou navegando pelas mídias sociais, nossos olhos quase nunca descansam. Mais de 50% da população, incluindo homens, mulheres e crianças, sofrem da fadiga ocular digital e a síndrome da visão de computador.

Não há como negar que nosso mundo está mudando e iremos ficar ainda mais tempo nas telas com o trabalho e a escola passando a ser mais e mais online. Como adultos e crianças agora passam em média 8 horas por dia olhando para telas digitais, é nosso trabalho cuidar da nossa saúde ocular. Infelizmente, não há como evitar esse problema, mas há coisas que podemos fazer para evitar danos e a fadiga ocular.

É essencial levar a sério a nossa saúde ocular, assim como fazemos com a nossa saúde física e mental. Se você está preocupado com a sua visão ou com alguém próximo a você, continue lendo para saber mais sobre a fadiga ocular digital, os sintomas e as maneiras de preveni-la.

 

O que é fadiga ocular digital?

A fadiga ocular digital, também conhecida como síndrome da visão de computador, é um lamentável problema nos olhos e na visão causada pelo uso de telas digitais. Nas últimas décadas, esses problemas se tornaram mais comuns.

Se você usa um computador ou algum dispositivo digital por um longo período, provavelmente sofre destes sintomas, quer você perceba ou não. A fadiga ocular digital é comum em crianças e adultos e pode ter efeitos graves se não for tratada.

A fadiga ocular digital pode ser causada quando você se concentra na leitura de um texto em uma tela de computador ou dispositivo digital, o que causa mais tensão do que a leitura de um livro. Outras causas de fadiga ocular digital incluem:

  • Brilho da tela

  • Iluminação inadequada no seu ambiente externo - muito clara ou muito escura

  • Iluminação inadequada na própria tela digital

  • Má postura ao usar um dispositivo digital

  • Usar um dispositivo digital muito perto ou longe dos seus olhos

  • Necessidades visuais não corrigidas/detectadas

  • Piscar com menos frequência do que o normal ao usar um dispositivo digital

  • Exposição estendida à luz azul emitida por telas digitais

  • Pausas infrequentes durante o uso dos dispositivos digitais

Infelizmente, o que causa a fadiga ocular digital não é apenas um fator, mas uma combinação de todos eles. É importante aprender sobre todos os fatores para garantir que você ajuste cada um que se aplica a você.

 

Sintomas de fadiga ocular digital

A síndrome da visão de computador e a fadiga ocular digital podem ser altamente desagradáveis, resultando em sintomas físicos dolorosos. A boa notícia é que, se você tomar as medidas necessárias para resolver os problemas, poderá melhorá-los rapidamente.

Os sintomas da fadiga ocular digital podem incluir qualquer um dos seguintes:

 

  • Olhos doloridos, ardendo ou com coçando

  • Fadiga ocular

  • Olhos secos ou lacrimejando

  • Visão embaçada

  • Visão dupla

  • Dificuldade de concentração

  • Aumento da sensibilidade a luz

  • Dores no pescoço, ombros e nas costas

  • Dor ao redor dos olhos e nas têmporas

  • Dores de cabeça

 

Assim como as causas da fadiga ocular digital, os sintomas que você sente podem ser uma combinação de alguns ou todos eles no pior dos casos.

Se os sintomas não forem tratados, você também pode sofrer da fadiga ocular digital extrema que pode causar vertigem, náusea e espasmos dos músculos faciais, como na área ao redor dos olhos. Garantir que você está seguindo algumas etapas simples ajudará a diminuir seus sintomas para que você possa usar seus dispositivos digitais sem dor.

 

Tratamentos para fadiga ocular digital

Mudanças nos seus comportamentos diários e no ambiente geralmente são suficientes para tratar a fadiga ocular digital. Para melhorar ou eliminar seus sintomas de fadiga ocular, tente as recomendações listadas abaixo.

1. Encontre os óculos de grau ou lentes de contato corretos que atendam às suas necessidades

Óculos de grau ou lentes de contato recomendados para uso geral podem não ser adequados para trabalhar com o computador. Lentes de grau que atendam às suas necessidades visuais podem ser necessárias. Você pode usar lentes com designs exclusivos, potências, tonalidades e revestimentos para melhorar sua visão e conforto.

2. Descanse os olhos com a regra 20-20-6

Siga a regra 20-20-6 para dar aos seus olhos um descanso merecido. A regra 20-20-20 é um exercício fácil que você pode implementar em qualquer lugar. A cada 20 minutos, descanse seus olhos por 20 segundos, concentrando-se em algo a 6 metros de distância. Repetir isso ao longo do dia ajudará com fadiga e dor nos olhos.

3. Certifique-se de que sua postura e posição no computador estejam corretas

Se você trabalha no computador ou você estuda online, certifique-se de ter a postura e a posição ideais. Sua tela deve estar de 10 a 12 centímetros abaixo da sua visão e 50 a 70 centímetros de distância dos seus olhos e sentar-se ereto com as costas bem apoiadas é vital. Adicione um apoio para apoiar os pés e as costas para aumentar o conforto.

 

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4. Certifique-se de que sua iluminação funciona para você

O brilho e a claridade da luz solar direta podem afetar o que você vê na tela. Tente realocar o monitor, feche as cortinas ou persianas para corrigir esses problemas e experimente as configurações da tela. Aumentar o tamanho da fonte e ajustar a tela com tons mais quente do espectro pode ajudar a aliviar os efeitos da síndrome da visão de computador.

5. Experimente óculos com filtro de luz azul

Adicione lentes com filtro de luz azul aos seus óculos de grau. O que são os óculos com filtro de luz azul? Essas lentes podem ser facilmente adicionadas a quaisquer óculos e ajudarão a reduzir a fadiga ocular e o cansaço causado por dispositivos digitais.

Mas como os óculos com filtro de luz azul funcionam? Eles funcionam bloqueando os raios de luz azul nocivos emitidos pelos seus dispositivos digitais. Ao usar um par desses óculos, você melhorará as dores de cabeça, o cansaço visual e até o seu sono.

 

Use seus dispositivos digitais sem problemas

Agora que você sabe quais os sintomas da fadiga ocular digital que você deve observar e como tratá-la da tela em casa, você poderá usar todos os seus dispositivos digitais sem dor. Certifique-se de fazer exames oftalmológicos regulares para manter sua saúde ocular sob controle.


Para obter mais informações, você pode sempre perguntar a nossa oftalmologista qualquer dúvida que possa ter ao fazer compras on-line conosco na OculosWorld.