Saúde Visual | OculosWorld

A razão pela qual você está experienciando visão dupla

Diplopia (visão dupla)

A visão dupla (ou diplopia) é uma condição médica séria com várias causas possíveis.

A forma mais comum é binocular, o que significa que afeta os dois olhos, ou melhor, sua capacidade de agrupar uma única imagem em seu cérebro.

Você pode saber facilmente se a visão dupla é binocular fechando um dos olhos: se o problema persistir, significa que você tem visão dupla monocular no olho afetado.

Visão Dupla Monocular 

A visão dupla monocular pode ser causada por astigmatismo, que é uma irregularidade no formato da córnea, fazendo com que ela refrata a luz através do cristalino de maneira anormal.

Outras causas podem ser a catarata, ou mesmo algo tão simples como olhos secos. É relativamente raro, em comparação com a diplopia binocular.

Visão Dupla Binocular

A causa da visão dupla binocular é notoriamente difícil de diagnosticar em qualquer paciente e até mesmo foi chamada de “intimidante” por professores de oftalmologia em Harvard.

Existem centenas de causas potenciais, que variam de benignas a mais sérias, dependendo se o problema se origina nos olhos, nos nervos ópticos ou no próprio cérebro.

Uma das causas mais comuns, especialmente em crianças, é o estrabismo, também conhecido como vesgueira.

Os indivíduos afetados podem não direcionar ambos os olhos para o mesmo ponto de fixação simultaneamente, seja porque os músculos extraoculares ao redor de um dos olhos estão fracos ou paralisados.

Embora existam vários tratamentos disponíveis para reduzir os efeitos do estrabismo em crianças, ele pode reaparecer mais tarde na vida, podendo causar visão dupla.

Causas da diplopia

Existem vários motivos pelos quais uma pessoa, cujos olhos e cérebro são saudáveis, pode sofrer temporariamente de diplopia.

A mais conhecida é a intoxicação por álcool, mas uma concussão severa e até fadiga também podem resultar em visão dupla.

Existem também alguns medicamentos que podem induzir diplopia como um efeito colateral indesejado, como antiepilépticos e hipnóticos (sedativos).

Não importa o que aconteça, se você começar a sofrer de visão dupla, é importante procurar atendimento médico urgente: com tantas causas potenciais, quanto mais cedo o problema puder ser diagnosticado, melhor.