Saúde Visual | OculosWorld

O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é um comum erro refrativo do olho, semelhante a hipermetropia e miopia, que pode ser facilmente corrigido. Não é uma questão de saúde ocular, então não se preocupe. O astigmatismo é uma condição ocular em que a córnea não é perfeitamente redonda, de modo que não pode focar a luz uniformemente sobre a retina localizada na parte posterior do olho.

 

A retina converte a luz que vemos em mensagens que são enviadas através do nervo óptico para o cérebro. No entanto, se você sofre de astigmatismo (veja o primeiro item para entender o que é astigmatismo), a sua visão será ligeiramente turva porque a luz que atinge a retina é refratada e inclina-se ligeiramente à medida que passa através da córnea. Córneas normais são em forma de uma bola de tênis, mas se você tem astigmatismo (veja o primeiro item para entender mais sobre astigmatismo, o que é), a sua córnea pode ter a forma de uma bola de futebol americano.

 

O astigmatismo geralmente se desenvolve cedo na vida, por isso é importante que as crianças tenham sua visão testada no início para detectar se existem quaisquer sintomas. Algumas pessoas são mais propensas a ter os sintomas do astigmatismo (veja o primeiro item para entender o que é astigmatismo). Por exemplo, populações asiáticas e latino-americanas estão entre as mais prováveis.

 

Sintomas do astigmatismo

Uma indicação óbvia de que você está sofrendo de astigmatismo é a visão borrada ou distorcida. Outros sintomas comuns podem ser fadiga ocular ou dores de cabeça. Para um diagnóstico completo, você precisa visitar um oftalmologista licenciado. O astigmatismo (veja o primeiro item para entender mais sobre astigmatismo, o que é) é diagnosticado através de um exame oftalmológico simples.

 

 

Tipos de astigmatismo

Existem quatro tipos primários de astigmatismo (aliás, (veja o primeiro item para entender mais sobre astigmatismo, o que é):

1.     Astigmatismo míope: Um ou ambos os olhos sofrem de miopia.

2.     Astigmatismo Hipermetrópico: Um dos ambos os olhos sofrem de perda de visão clarividente.

3.     Astigmatismo misto: Um olho sofre de miopia e o outro sofre de astigmatismo.

4.     Astigmatismo normal: Um ou ambos os olhos sofrem de astigmatismo, sem outras condições de perda de visão.

 

Tratamento para o astigmatismo: Óculos

A maneira mais fácil de tratar o astigmatismo e miopia é obter um par de lentes corretivas. Uma vez que seu astigmatismo é diagnosticado e confirmado, o seu oftalmologista lhe dará uma receita que você pode usar para comprar seus óculos ou lentes de contato para astigmatismo.

 

Existem lentes de contato referente à astigmatismo e miopia especiais feitas apenas para quem sofre de astigmatismo. As lentes de contato esféricas não são recomendadas, já que são feitas para córneas em formato de bola de tênis. As lentes de contato tóricas para astigmatismo são em forma de bola de futebol americano e são adequadas para a sua condição específica.

 

Com base na sua prescrição e condição de olho, tenha você astigmatismo e miopia, o seu oftalmologista irá ajudá-lo a decidir qual tipo é melhor para seus olhos. 

 

Tratamento para o astigmatismo: cirurgia refrativa

A Cirurgia refrativa é outra opção para o tratamento do astigmatismo (veja o primeiro item para entender o que é astigmatismo). Este procedimento envolve a alteração da forma da córnea através de cirurgia a laser no olho. Existem procedimentos de cirurgia refrativa diferentes, dependendo das condições oculares específicas. Para estes tipos de cirurgias, os olhos devem estar saudáveis e livres de problemas de retina, cicatrizes corneanas ou qualquer doença ocular.