Saúde Visual | OculosWorld

O que é hipermetropia?

Em qualquer estágio da vida, você pode desenvolver erros de refração que borram ou distorcem sua visão. Uma dessas condições oculares é a hipermetropia, também conhecida como hiperopia. Então, o que é hipermetropia exatamente?

 

Se seus olhos têm dificuldade em focar e você não vê objetos próximos claramente, você provavelmente tem hipermetropia. Você pode usar óculos de grau para corrigir confortavelmente a hipermetropia e recuperar a clareza ao ler um livro ou tirar uma foto.

 

Vamos dar uma olhada no que significa ter hipermetropia.

 

O que significa hipermetropia?

A hipermetropia é uma condição ocular comum em que você pode ver objetos distantes claramente, porém os objetos próximos ficam embaçados, ou seja, seus olhos focam em objetos distantes melhor do que em objetos próximos. Às vezes, a hipermetropia também é chamada de hiperopia.

Pessoa na rua com prédio em cima

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Então, hipermetropia e hiperopia são a mesma coisa? Sim, você usar hiperopia para se referir a alguém que tem hipermetropia, ao invés de miopia.

 

No entanto, não confunda hipermetropia com presbiopia, que causa visão embaçada ao olhar para objetos próximos.

 

A presbiopia é a condição em que os objetos próximos aparecem fora de foco, mesmo com óculos. Geralmente se desenvolve por volta dos 40 anos de idade e progride até os 60 anos. Para ajudar com a presbiopia, as pessoas usam óculos de leitura ou, eventualmente, atualizam os óculos com lentes multifocais mais corretivas.

 

Como é a hipermetropia?

Veja a imagem abaixo para visualizar como é ter hipermetropia (hiperopia) em comparação com a visão "normal":

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

 

Esse problema ocorre quando os raios de luz entram no olho e se concentram atrás da retina, e não nela. O globo ocular de um paciente hipermetrope é mais curto que a média. De fato, muitas crianças nascem hipermetropes, mas superam a condição à medida que seus globos oculares crescem.

 

O que causa a hipermetropia e quais são os sintomas?

A hipermetropia decorre de um erro de refração que ocorre quando sua córnea ou o cristalino não é curvado(a) uniformemente. Isso leva à refração inadequada dos raios de luz.

 

Causas da hipermetropia

Seu olho tem duas partes que se concentram nas imagens.

1. A córnea é o tecido transparente em forma de domo que forma a frente do olho. Ela funciona como uma janela e permite que a luz entre nos olhos e ajuda seu olho a processar os raios de luz para permitir que você veja palavras e imagens.

 

2. O cristalino é um tecido transparente e flexível encontrado diretamente atrás da íris e da pupila. Ele ajuda a focar a luz e as imagens na retina.

 

Em um olho sem erro de refração, essas partes do olho têm curvaturas perfeitamente suaves. Toda a luz recebida é refratada (ou dobrada) pela córnea e o cristalino, o que cria uma imagem bem focada na retina, localizada na parte posterior do olho.

 

Os raios de luz não são refratados corretamente se sua córnea ou cristalino não estiver curvado(a) uniformemente, o que resulta em um erro de refração. Quando seu olho é mais curto ou sua córnea não é curva o suficiente, isso cria uma visão de perto sem foco, que é conhecida como hipermetropia ou hiperopia.

Pessoas dentro de carro

Descrição gerada automaticamente

 

Por exemplo, o astigmatismo é um erro de refração que ocorre quando a sua córnea ou cristalino é curvado(a) mais acentuadamente em uma direção e se não tratado, pode causar visão embaçada.

Sintomas da hipermetropia

Os primeiros sinais da hipermetropia são:

 

• Os objetos próximos podem ficar desfocados

• Dificuldade de concentração ou foco em objetos próximos, o que pode causar estrabismo

• Tensão ocular ou fadiga ao trabalhar a curtas distâncias. Você também pode sentir os seus olhos ardendo e dor ao redor dos olhos

 

Quando consultar um médico

Adultos

Fazer um exame oftalmológico todos os anos, a partir dos 40 anos, pode ajudar a prevenir ou determinar o risco de doenças oculares como o glaucoma.

 

Se você não usa óculos de grau ou lentes de contato e tem baixo risco de doenças oculares ou não apresenta problemas oculares, ainda assim você deve considerar fazer exames oftalmológicos de rotina.

 

Em geral, você deve seguir este cronograma de exames:

• Um exame inicial aos 40 anos

• Entre 40-54, a cada 2-4 anos

• Entre 55-64, a cada 1-3 anos

• 65 anos em diante, a cada 1-2 anos

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente

Se você tem problemas de saúde relacionados aos olhos, como diabetes ou usa óculos regularmente, consulte seu oftalmologista ou optometrista para fazer consultas regulares.

 

Crianças

Idealmente, as crianças devem fazer exames de doenças oculares ou correção da visão por um pediatra, optometrista ou oftalmologista com o seguinte cronograma:

 

1. A partir dos 6 meses

2. Um exame oftalmológico aos 3 anos

3. Antes da 1ª série e a cada 2 anos durante os anos letivos

 

Se a hipermetropia não for tratada, algumas crianças podem enfrentar problemas como olho preguiçoso (ambliopia), olhos cruzados (estrabismo), atrasos no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

 Mulher de óculos e blusa azul

Descrição gerada automaticamente

Como corrigir a hipermetropia

Existem três correções principais para ajudar com a hipermetropia:

 

1. Óculos de grau

2. Lentes de contato

3. Cirurgia LASIK

 

Normalmente, você só precisa usar óculos de grau para atividades a curta distância, como ler um livro ou usar o computador. As prescrições para hipermetropia são indicadas com um sinal de mais antes do valor corretivo.

 

As lentes asféricas de alto índice são uma excelente opção para prescrições mais altas e elas podem reduzir a espessura no centro da lente, o que é típico de prescrições para hipermetropes. Isso tornará as lentes mais elegantes e leves.

 

Para uma visão mais confortável e nítida, recomendamos as lentes de alto desempenho Arise HD Clarity. Para crianças, recomendamos lentes de policarbonato que são altamente duráveis, leves e resistentes a impactos.

 

Cirurgias refrativas como a Lasik ajudam a corrigir a hipermetropia e reduzem ou eliminam a necessidade de usar óculos de grau. A cirurgia pode implicar certos efeitos colaterais, portanto, sempre consulte um oftalmologista primeiro.

 

Conclusão

Se você acha difícil ver de perto, mas os objetos à distância são nítidos, então você pode ter hipermetropia (hiperopia).

 

Uma atividade tão simples quanto ler um livro pode ser difícil, pois seus olhos têm dificuldade em se concentrarem nas palavras à sua frente. A hipermetropia não tratada pode causar fadiga ocular, dores de cabeça e condições oculares, como o estrabismo.

 

Felizmente, você pode facilmente usar óculos de grau ou lentes de contato para corrigir a hipermetropia com qualquer prescrição, seja ela baixa ou alta. Para uma solução mais permanente, você também pode considerar a cirurgia LASIK após uma consulta com o seu oftalmologista.

 

Na OculosWorld, você pode encontrar uma variedade de óculos de grau e lentes de contato que atendem a qualquer prescrição, desde lentes monofocais até lentes progressivas. Estamos aqui para ajudá-lo a corrigir a hipermetropia com óculos de grau e óculos de sol de qualidade com inúmeros estilos e cores.